Muito tem se falado sobre novos modelos de ensino, escolas democráticas, participativas, escola invertida, mas afinal, o que será que funciona para termos um ensino produtivo e motivador para essa geração "Pós Millenium"?
Em grupo (5 alunos), realizar pesquisas, elaborar um trabalho para entregar (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências) e montar uma apresentação sobre Escolas Inteligentes e Disruptivas "Smart School".
Questões a serem respondidas:
* Por que a escola de hoje não funciona?
* Como deveria ser a escola?
* Como deveriam ser as aulas?
* Quais os métodos pedagógicos que funcionam para esta nova geração?
* Por que estudar?
* Quais as alternativas possíveis para nós?
* Quais os exemplos que funcionam pelo mundo?
Tecnologia Disruptiva - Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado.
As escolas do futuro já existem
O uso dos computadores e da internet revolucionou a maneira como as pessoas compram, trabalham e se comunicam. Depois de muitas tentativas e muitos erros, os educadores começam a perceber o que funciona na sala de aula.
O papel da educação é transformar | Ya Jen Chang | TEDxLages
Educação compartilhada | Ana Rauta and Gisele Giacomin | TEDxLages
O papel da educação é transformar | Ya Jen Chang | TEDxLages
Educação compartilhada | Ana Rauta and Gisele Giacomin | TEDxLages
Educação híbrida, disruptiva e colaborativa: os desafios do século XXI
Os provedores públicos e privados de educação têm que preparar jovens e adultos para a nova economia
Site Administradores.com:http://www.administradores.com.br/noticias/academico/educacao-hibrida-disruptiva-e-colaborativa-os-desafios-do-seculo-xxi/108574/
Escolas mais inovadoras do mundo apostam na autonomia dos alunos
Reportagem mostra instituições em que a aprendizagem é baseada em desenvolvimento de projetos, personalização do ensino e uso de tecnologia.
Reportagem mostra instituições em que a aprendizagem é baseada em desenvolvimento de projetos, personalização do ensino e uso de tecnologia.
Site Exame: http://exame.abril.com.br/revista-exame/as-escolas-do-futuro-ja-existem/
Reportagem do Fantastico - Rede Globo
Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/08/escolas-mais-inovadoras-do-mundo-apostam-na-autonomia-dos-alunos.html
DESTINO: EDUCAÇÃO - Canal Futura
Em formato de documentário, Destino: Educação tem sete episódios. Os seis primeiros mostram a realidade educacional país a país. Intimista, a série entra na sala de aula, se aproxima dos alunos, conversa com professores e vai até a casa dos estudantes para mostrar a rotina de estudos e conversar com os pais. A partir desses personagens, constrói o contexto político, histórico, social e cultural do local, além de colher depoimentos e análises de especialistas, entre eles o criador do PISA, Andreas Schleicher. No sétimo, o público acompanha um episódio mais geral para o fechamento de tudo o que se viu na série.
O objetivo é oferecer um olhar internacional sobre a educação sem buscar fórmulas prontas ou julgamentos, mas destacar as soluções e estratégias encontradas em cada sistema educacional a partir da visão somente daqueles que estão inseridos na realidade retratada. Para evitar distorções, o programa foi até escolas que representavam o padrão nacional, evitando as que estavam muito acima ou abaixo da média.
Qual a preocupação dos governos com o ensino? O que eles têm feito para melhorar os indicadores de qualidade e como isso é percebido no aprendizado desses alunos? Qual a articulação entre as políticas macro e as práticas do dia a dia escolar? Como valorizar e formar o elemento-chave do processo, o professor? Quem são as pessoas que estão por trás dos bons resultados do PISA? A família tem realmente papel decisivo na educação?. Essas são algumas das questões debatidas.
Fonte: http://www.futura.org.br/programas/destino-educacao/guia-de-episodios-destino-educacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário